domingo, 10 de agosto de 2008

As mulheres do movimento estudantil vão à luta

Fruto da organização das mulheres no movimento estudantil, a Diretoria de Mulheres da UNE foi instituída em 2003, fortalecendo a agenda feminista na entidade.
Diversos núcleos feministas foram organizados questionando o machismo na universidade e na sociedade.

Campanha Pela Legalização do Aborto

Largamente realizado, feito por opção ou espontaneamente o aborto faz parte da vida das mulheres. Todo mundo conhece alguém que já passou por essa situação. Entre as jovens, nas escolas, universidades, são comuns os “rateios” para socorrer as amigas “em apuros”. Nenhuma mulher aborta porque “gosta” de abortar. É uma decisão extrema. As mulheres prefeririam evitá-la, não passar por essa situação.

A defesa da legalização do aborto não é o incentivo a sua prática; significa defender que o SUS atenda às demandas reais colocadas pela sociedade. Além disso, faz parte da luta em defesa da autonomia das mulheres.


Organize essa Campanha na sua Universidade!

Seminário Pela Legalização do aborto da UNE



O Seminário Pela Legalização do Aborto da UNE realizado entre os dias 18 e 20 de julho, contou com a participação de diversas estudantes e militantes do movimento feminista. Debatemos o histórico do movimento de mulheres, a legalização do aborto, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, saúde pública e projetos relacionados ao aborto que tramitam no Congresso. Foram realizadas oficinas com o objetivo de instrumentalizar nosso método de trabalho nas Universidades.

Seminário Pela Legalização do Aborto da UNE


O Seminário Pela Legalização do Aborto da UNE realizado entre os dias 18 e 20 de julho, contou com a participação de diversas estudantes e militantes do movimento feminista. Debatemos o histórico do movimento de mulheres, a legalização do aborto, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, saúde pública e projetos relacionados ao aborto que tramitam no Congresso. Foram realizadas oficinas com o objetivo de instrumentalizar nosso método de trabalho nas Universidades. Nessa perspectiva, confeccionamos um fanzine "UNE Pela Legalização do Aborto!"



Tal evento foi mais uma atividade da campanha com o objetivo de instrumentalizar a Caravana de Saúde e formar multiplicadoras no tema. A partir do Seminário a Campanha se estenderá para mais universidades.
Vivenciamos um momento de avanço dos setores conservadores da sociedade que tentam imprimir um retrocesso nas conquistas que as mulheres acumularam através de sua história de lutas. Os mesmos que se colocam contrários a Legalização do Aborto, condenam a utilização de preservativo. Por trás do discurso "em defesa da vida" existe interesse de controle da sexualidade e da vida das mulheres, interesse em mantê-las como responsáveis únicas pela reprodução da sociedade.
Esses setores estão muito organizados, disseminados por toda a sociedade, cabe ao movimento estudantil se unir ao movimento de mulheres na perspectiva de acumular forças na luta Pela Legalização do Aborto. O momento é de fazer debate, organizar oficinas, estudar o tema, realizar seminários. Precisamos nos instrumentalizar e apresentar nossa visão, não permitindo que apenas os conservadores o façam.
O Lançamento da Caravana de Saúde no dia 12 de agosto vem reafirmar a importância dessa Campanha e colocar, mais uma vez, a importância do movimento estudantil protagonizar esse debate nas universidades.