quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mais uma gestão e a organização das mulheres estudantes...

Mais uma gestão da UNE inicia-se e nossa luta para a construção de uma entidade comprometida com a luta das mulheres permanece atual. No último Congresso, realizado em Julho, na Universidade de Brasília, realizamos um ato contra a instalação da CPI do aborto, percorremos os corredores da universidade, dando visibilidade a essa agenda que organizou nossa agenda no último período. Na plenária final, selamos as ações que desenvolvemos na última gestão com grande unidade, fazendo um ato político em defesa da participação política das mulheres.

Desde 2003 avançamos significativamente na organização das mulheres dentro da entidade. A última gestão enraizou corajosamente a agenda feminista na entidade, ultrapassando preconceitos, percorreu as universidades, apresentou aos meios de comunicação, defendendo e construindo a Campanha Pela Legalização do Aborto.

A opressão das mulheres, no entanto, continua evidente, estampada nas universidades, que legitima essa desigualdade: seja através dos cartazes de calouradas, seja nas pesquisas acadêmicas que legitimam o ideal de beleza e saúde, seja nas salas de aulas, através de piadas, seja na ausência das mulheres nos espaços de poder no interior das universidades, falta de assistência estudantil atendendo as especificidades das mulheres. Temos, nesse sentido, muitos desafios, o fim do machismo está intrinsecamente relacionado à mudança da estrutura de nossa sociedade. Essa gestão da UNE tem uma tarefa histórica: construir o debate da importância das mulheres no espaço de poder da nossa sociedade. Caminhando nessa direção, defender a cota de 30 % das mulheres na direção das entidades estudantis. Sabemos que o espaço público é tratado como questão masculina e temos a responsabilidade de sanar essa dívida com as mulheres.

Iniciamos com muita luta e organização, nossa Campanha Pela Legalização do Aborto permanecerá até que tenhamos essa vitória. Dia 28 de setembro é o dia Pela Descriminalização do Aborto Caribenho e Latino Americano e a Frente Nacional Pela Legalização do Aborto está convocando atividades em todo o país e nós, mulheres da União Nacional dos Estudantes, nos somamos na mobilização. Participe dessa campanha você também realizando debates, seminários, atos, panfletagem que apresentem essa discussão para as universidades. Enviem-nos fotos, relatos, textos que publicaremos no nosso blog. Vamos fortalecer nossa rede de feministas em defesa da autonomia das mulheres! Nos encontramos na reunião da Diretoria Plena da UNE para planejar nossas atividades para essa gestão.

Boa Luta!

Fabiola Paulino

Diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes