segunda-feira, 8 de março de 2010

No dia 8 de março, mulheres e estudantes vão às ruas!

As expressões do machismo na universidade muitas vezes passam despercebidas. Ao repararmos nossa vivência cotidiana, torna-se fácil evidenciar a presença do machismo: a forma como são tratadas as mulheres nos cursos hegemonicamente masculinos; a desvalorização dos cursos majoritariamente femininos; nos cartazes de Calouradas e festas universitárias; nos casos de violência nos campi; nos casos de assédio sexual; na linguagem que torna invisível as mulheres. Tudo isso é parte de um processo que organiza nossa sociedade, transformando as mulheres em “objetos”. Essas práticas passam a ser incorporadas ao nosso cotidiano e se naturalizam, tornando-se aceitável.

No momento em que prevalece um discurso triunfalista, legitimado pelo ambiente universitário, de que as mulheres conquistaram seus direitos, atingiram a igualdade, nosso desafio é evidenciar a existência do machismo e os mecanismos de manutenção da opressão das mulheres na sociedade.

8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Fruto da mobilização de operárias no início do século passado, sua celebração foi proposta por Clara Zetkin, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, e a partir de então foi comemorado em diferentes datas. Em 1922, passou a ser celebrado no dia 8 de março, data em que as operárias russas deram início às mobilizações da Revolução de 1917.

O lugar das mulheres é na política!

O fim do machismo será possível através da ação das próprias mulheres. Assim, devemos ocupar os espaços públicos contribuindo para a transformação de uma sociedade igualitária. Não podemos aceitar a exclusão dos espaços de decisão e poder da sociedade. Nesse 8 de março, convocamos todas as estudantes a ocuparem seus espaços: nas entidades estudantis, nos partidos políticos, nos movimentos sociais.

Somos mulheres, feministas e lutamos todos os dias para combater o machismo. E nesse dia 8 de Março iremos às ruas mais uma vez dizer em alto e bom som: “A nossa luta é todo dia, somos mulheres e não mercadoria”.

segunda-feira, 1 de março de 2010

100 anos de celebração do 8 de Março

No ano de 2010, o Dia Internacional da Mulher completa 100 anos de celebração. Fruto da mobilização de operárias no início do século passado, sua celebração foi proposta por Clara Zetkin, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, e a partir de então foi comemorado em diferentes datas. Em 1922, passou a ser celebrado no dia 8 de março em referência à data em que as operárias russas deram início às mobilizações da Revolução de 1917.

A superação do machismo só será possível através do protagonismo das mulheres. Assim, devemos ocupar os espaços públicos contribuindo para a transformação de uma sociedade igualitária. Não podemos aceitar a exclusão dos espaços de decisão e de poder da sociedade. “Lugar de mulher é na política”.

E nesse marco histórico de luta das mulheres, nós da União Nacional dos Estudantes, convocamos todos e todas as estudantes a irem às ruas e participarem dos atos e atividades dessa data, em apoio à autonomia das mulheres, pelo fim do machismo e por uma sociedade igualitária.