terça-feira, 22 de junho de 2010

I encontro de mulheres da UEE-RJ



Há quem diga que não existe machismo na Universidade, alguns acreditam que ele nunca existiu, outros que ele já está superado. Infelizmente essa não é a realidade encontrada por nossas jovens nas faculdades: inúmeras provas nos mostram que o machismo ainda está muito presente.

Nós, mulheres, ainda somos minorias nos postos de liderança – nas reitorias, chefias de departamentos, faculdades, Quantas mulheres reitoras conhecemos? Mesmos nos cursos majoritariamente ocupados por mulheres, muitos homens acabam se mantendo nos cargos de direção.

O currículo de grande parte dos cursos de graduação não possui recorte de gênero. Disciplina que discute gênero, quando existente, se resume a uma eletiva. E depois de formadas? Recebemos salários em media 30% inferiores aos dos homens.

Nos trotes, das(os) calouras(os), as brincadeiras são muito mais agressivas e humilhantes para as mulheres. Cartazes de chopadas com fotos de mulheres semi-nuas ao lado de uma caneca de cerveja, nos resumindo a uma simples mercadoria, nos da certeza de que o machismo presente na sociedade também esta presente na universidade!




O encontro acontecerá dias 26 e 27 de junho de 2010, no campus do fundão, Educação Fisica da UFRJ, Rio de Janeiro.




Inscrições e mais informações:

emeueerj.wordpress.com
emeueerj@gmail.com