quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudantes da UFBA debatem PL antibaixaria

O auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou lotado, na manhã desta-terça-feira (25/10), durante a palestra sobre o Projeto de Lei (PL) antibaixaria, que prevê o fim da contratação, com dinheiro público de artistas cujas músicas incentivam a violência e o preconceito contra a mulher.



Mediado pelo advogado e professor Samuel Vida, o evento foi prestigiado por mais de 100 alunos. O docente Carlos Eduardo Freitas e a deputada estadual Luiza Maia, autora da polêmica proposição, também participaram da atividade.

Debate: Feminismo em Movimento



A Luta feminista exerce hoje papel fundamental em todos os setores dos movimentos sociais, e já demonstrou sua força na implantação de paridade em diversos setores de poder, na luta pela autonomia dos seus próprios corpos, no combate a violência doméstica entre diversas outras pautas.
Deste modo, o Coletivo Kizomba, o Coletivo Reencantar, O Coletivo O Estopim e o Coletivo Quilombo convidam a todos e a todas ao evento:

FEMINISMO EM MOVIMENTO 

Participações:

Liliane Oliveira- Diretora de Mulheres de UNE
Maria Santana - Representante da Marcha Mundial das Mulheres
Estudiosa do NEIM à confirmar


Hora
quinta, 27 de Outubro · 14:00 - 17:00

Localização
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Sala de Extensão do PASL

“Não se nasce mulher: torna-se.”
Simone de Beauvoir

Nota da Marcha Mundial das Mulheres em defesa da SPM




No Brasil, como resultado do debate feminista desde os anos 1980, lutamos para que o Estado implementasse políticas públicas com o objetivo de combater as desigualdades e diferentes formas de discriminação sofrida por mulheres, negras e negros, e demais setores da sociedade.

Isto porque compreendemos que o Estado não é neutro em relação a essas desigualdades e que, ao não implementar políticas para revertê-las, acaba reforçando a desigualdade e discriminação em relação às mulheres e à população negra. Tais desigualdades são estruturantes do conjunto das relações sociais e, portanto, exigem mudanças econômicas, políticas e sociais.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Por uma internet livre (também do machismo!)


Bruna Provazi - Blogueiras Feministas

Nos dias 13 e 14 deste mês, foi realizado o I Fórum da Internet no Brasil. Organizado pelo Comitê Gestor da Internet na cidade de São Paulo, o evento contou com a participação de setores da sociedade civil, acadêmic@s e empresári@s. Sem caráter deliberativo, o evento tinha por objetivo levantar discussões a respeito da internet no Brasil, funcionando mais como um termômetro social para a atuação do CGI.
Logo na mesa de abertura, sentimos o início de um incômodo que se repetiria no decorrer do Fórum: dentre as 14 autoridades presentes, a única mulher era a deputada Manuela D´Ávila. Tuitamos sobre o problema em questão e, na sequência, a fala da própria deputada (talvez até impulsionada pelo sentimento da “opinião pública tuiteira”) girou em torno do assunto, reforçando que “ainda somos poucas na representatividade, mas somos milhares na luta pela comunicação”. Algumas das falas subsequentes também mencionaram a questão, tais como a dos deputados Paulo Teixeira e Ivan Valente. De fato, a ausência de mulheres na mesa de abertura é extremamente simbólico. Mas, até então (e com muita boa vontade), talvez fosse um pouco cedo para tirar maiores conclusões. Aguardamos…

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Porque o aborto tem que ser legalizado

EDITORIAL: A ministra Iriny tem razão



iriny-lopes5Uma publicidade, com a modelo mais famosa do Brasil, gerou uma polêmica importante. A ministra Iriny Lopes pediu para a empresa de publicidade rever o que havia colocado no ar. Pois uma mulher seminua fazendo "brincadeira" para "ensinar" como agradar o marido, é uma propaganda machista e sexista que agride e ofende as mulheres. Essa foi a opinião da Ministra, assim como também das organizações feministas que se manifestaram.
Para muitas pessoas, no entanto, era só uma brincadeirinha à toa. Uma propaganda usando o humor brasileiro.

Manifesto das Juventudes do Festival de Fortaleza



O canto de um novo mundo é anticapitalista


Um canto para um novo mundo, este é o lema do II Festival Latinoamericano das Juventudes de Fortaleza, Um espaço de diálogo e organização da juventude, Um canto onde a arte e a política se encontram para fazer ecoar os desejos de mudança da juventude latinoamericana.
O II Festival é a marca do diálogo em torno e em busca de experiências progressistas na América Latina. De um lado, temos a força e história de lutas da juventude brasileira, do outro a experiência da gestão municipal da cidade de fortaleza marcada pelo respeito ao movimento social, o investimento em políticas de juventude e processos importantes de participação popular
Manifestações pipocam em todas as partes do mundo, A Primavera Árabe, as manifestações na Espanha, França, Londres, a luta pela educação no Chile, o povo grego e, mais recentemente, as manifestações no centro do capitalismo financeiro:o acampamento em Wall Street. São respostas à crise econômica e civilizacional que se abate sobre o sistema capitalista.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

UNE lança abaixo-assinado "Educação 10" para recolher milhões de assinaturas



Faça parte de uma das maiores campanhas em defesa da educação pública já promovida no Brasil
A UNE espera realizar, nos próximos meses, a maior campanha em defesa da educação já promovida no Brasil. A mobilização é pela aprovação dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal como recursos a serem investidos exclusivamente nesse setor. Todo esse dinheiro deverá ser destinado para a melhoria da estrutura das escolas, pagamento de salário digno aos professores, excelência do ensino público na periferia das cidades e nas zonas rurais de todos os municípios, além da ampliação do acesso e da qualidade nas universidades para todas e todos.
A campanha tem o nome “Educação 10″ e contará com um abaixo assinado que, de acordo com as expectativas UNE, reunirá milhões de assinaturas. “Há na sociedade brasileira, atualmente, um enorme consenso da necessidade de aumentar significativamente os investimentos em educação”, destaca o presidente da entidade Daniel Iliescu.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Debate sobre Aborto na UFMG

Debate:
O Aborto hoje: Contexto e desafios para a luta

Debatedoras:
Bernadete (MMM BH)
Aton Fon (Advogado Direitos Humanos - SP)
Valéria (Católicas pelo direito de decidir)

06 de outubro, às 17h30
FAFICH, UFMG, Campus Pampulha


sábado, 1 de outubro de 2011

Gisele e o sexismo


Mais uma da Amélia Bündchen



Em campanha publicitária, a modelo ensina a seduzir o marido após bater o carro ou estourar o limite do cartão de crédito. Por Clara Roman. Foto: Reprodução
Menos de uma semana depois de o Brasil enviar a primeira mulher para abrir uma Assembleia Geral das Nações Unidas, a marca de lingeries Hope reforçou um outro tipo de imagem da mulher brasileira em sua nova campanha publicitária. Quem protagoniza a peça é a modelo Gisele Bündchen, que exibe o corpo impecável com as roupas da empresa.
“Você é brasileira. Use seu charme” é a mensagem-chave da publicidade. No comercial, a top ensina o modo “certo” de assumir pequenos deslizes para seu marido e traduz, em poucos minutos, os estereótipos que há anos grupos feministas tentam derrubar.