quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mulheres centro americanas, moeda de troca para redes de tráfico


Para poder continuar seu caminho pelo território oaxaquenho, migrantes centro-americanos oferecem como moeda de troca o corpo de suas companheiras de viagem para redes de tráficos de pessoas, empregados públicos ou agentes do Instituto Nacional de Migração (INM).

Inclusive as próprias mulheres que viajam com poucos recursos se veem obrigadas a se integrarem a redes de exploração sexual comercial a fim de ir avançando pouco a pouco em seu destino para os Estados Unidos.

Fernando Cruz Montes, diretor do Centro de Orientação ao Migrante de Oaxaca (Comi), afirmou que a maioria delas são jovens e mães solteiras que tiveram de migrar pela sua precária situação econômica.
Explicou que ao menos 30% das mulheres que chegam ao Comi, na capital do estado, chegam com infecções de transmissão sexual (ITS) devido a comercialização que fazem dos seus corpos.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Atualização do Mapa da Violência revela que número de homicídios de mulheres continua a crescer

Neste mês de agosto foi divulgada a atualização do Mapa da Violência 2012, com informações sobre homicídios de mulheres no Brasil. O documento, de autoria de Julio Jacobo Waiselfisz com o apoio do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela) e da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), foi produzido para somar esforços no enfrentamento à violência contra a mulher.

"O Mapa é um grito de alerta para as autoridades brasileiras É uma forma de mostrar que o problema é mais grave do que o que se imaginava. O Mapa da Violência atua como um termômetro e o que se vê é que a febre está muito alta e não sabemos qual a enfermidade”, aponta o autor do documento.

O Mapa da Violência atualizado incorporou dados de homicídios e de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), que no relatório anterior eram preliminares. O documento oferece informações de 1980 a 2010 sobre casos de assassinatos de mulheres, detalha a faixa etária das principais vítimas, os locais onde os crimes costumeiramente acontecem, os principais tipos de armas usadas e os estados brasileiros com as taxas mais elevadas de homicídios de mulheres.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

RODA DE CONVERSA FEMINISTA: com Wilhelmina Trout, da Marcha Mundial das Mulheres - África do Sul


RODA DE CONVERSA FEMINISTA:

Uma visão feminista sobre a Copa do Mundo: a experiência das mulheres na África do Sul.

com Wilhelmina Trout, da Marcha Mundial das Mulheres - Africa do Sul
e membra do Comitê Internacional para África de 2004 a 2011.

DIA: 3 de Agosto (sexta-feira), às 18h30
LOCAL: SOF - Rua Ministro Costa e Silva, 36 Pinheiros - São Paulo.
(esta rua é uma Travessa da R. Mourato Coelho, na altura do 913).

Fonte: MMM, INTERNACIONAL, ÁFRICA DO SUL