sábado, 30 de março de 2013

5º Encontro de Mulheres Estudantes: Resumo Primeiro dia



Nessa sexta-feira (29), estudantes feministas de todo o país se reuniram na cidade de Camaçari-Ba, 41 Km de Salvador, para o 5º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, o EME.  Construído por mulheres e para mulheres, o evento vai até domingo (31/03). O primeiro dia de debates, além da mesa de abertura, contou com grupos de discussões (GDs) e uma segunda mesa que foi realizada a noite.

“Para Mudar a Universidade: Somos Todas Feministas!” foi o tema da mesa que deu inicio ao encontro.  Representando a prefeitura de Camaçari, que ofereceu todo apoio ao EME, estiveram presentes a subsecretária de Mulheres, Flávia Castellar, o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio de Carvalho Pereira e a subsecretária de Relações Institucionais da cidade, Carla Mendes. A mesa também foi composta pela vice-presidente da UNE, Clarissa Cunha e a atual diretora de Mulheres da UNE, Liliane Oliveira.

Na ocasião, ambos representantes do governo municipal de Camaçari parabenizaram a diretoria de Mulheres da UNE, a realização do EME e ressaltaram a importância da União Nacional dos Estudantes no cenário brasileiro ao longo dos seus 75 anos. Em suas falas, reforçaram também o quanto é importante para cidade a realização do EME, assim como afirma Carla Mendes: “Camaçari está muito orgulhosa de ser escolhida para sediar tão importante encontro que vai ajudar a reforçar o papel da universidade, de formular, debater e questionar”. 

Ainda nesse bate-papo incial, a vice-presidente da UNE, Clarissa Cunha, fez uma breve contextualização do novo cenário econômico dos jovens no Brasil e afirmou o destaque das mulheres nesse panorama do país. “Esse espaço de debate é muito importante, essa construção política de uma agenda de discussão sobre as mulheres é fundamental para firmar novos valores para a juventude”. No fim das falas a diretora de Mulheres da UNE, Liliane Oliveira, declarou oficialmente aberto o 5º EME da UNE e foi ovacionada pelas participantes com as palavras de ordem: UNE de luta, anticapitalista, para acabar com o machismo, SOMOS TODAS FEMINISTAS! 

Avanços e Desafios da luta das Mulheres

Seguindo a programação, a parte da tarde ficou reservada para os grupos de discussões. As encontristas se dividiram em duas rodas de conversas que aconteceram simultaneamente.  A roda de conversa “Mapa da Violência do Brasil” teve como convidada Clarisse Goulart, do MM. Já a roda “Democratização da comunicação e regulamentação da mídia no combate a mídia sexista”, teve a presença da blogueira feminista, Amanda Cunha, e de Bruna Rocha, da Universidade Federal da Bahia( UFBA).


No fim da tarde, a segunda e principal mesa do EME, discutiu políticas públicas para mulheres e jovens. As convidadas foram Tatau Godinho da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ângela Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), e Michele Santos, do Coletivo de Mulheres Negras Candaces da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esteve presente também o presidente da UNE, Daniel Iliescu, que fez a saudação inicial e agradeceu as mulheres que constroem o EME, mesmo num calendário cheio do movimento estudantil.

A representante Secretaria de Políticas para as Mulheres, Tatau Godinho, lembrou dos grandes avanços na luta das mulheres em uma perspectiva histórica. E ressaltou que todos os avanços inclusive a criação de uma Secretaria específica foi fruto de um processo de lutas que foi construindo um espaço de autonomia das mulheres e que este nunca é um processo sem possibilidades de perdas. Para ela são duas questões fundamentais de ganhos históricos, o direito de estar presente no espaço público e de participar da política, e  serem sujeitas de da sua própria vida e história.

De acordo ainda com a representante da SPM, a dinâmica da desigualdade de gênero, de raça se entrelaçam a ponto de construir relações num processo de reorganização desordenada. “Sabemos que a opressão não atinge de maneira igual todas as mulheres. É muito importante que ao trabalhar na construção de novas relações sociais entendermos como opera a desigualdade? É essa compreensão que vai fazer com que a gente pense propostas de políticas sociais ou de organização que tenham o sentido de romper com a desigualdade de mulheres e homens”, destacou.


Para Angela Guimarães, que acumula as funções de presidente do Conjuve e secretária nacional de Juventude, o legislativo brasileiro tem conseguido discutir pautas avançadas, como o estatuto da juventude, a PEC das domésticas, o PNE que será aprovado, a aprovação dos royalties, entre outras.  Segundo ela nas conferências nacionais na juventude a participação das mulheres é massiva. “Isso se faz refletir nas nossas pautas”, garantiu. Sobre o EME, Angela disse ainda que é essa organização do movimento estudantil que tenciona o poder público. “É a garantia que os nossos projetos podem fazer diferenças diretas na vida dos jovens”, afirmou.

A estudante Michele Santos, Coletivo Candaces, finalizou a mesa e as atividades do primeiro dia do EME. Para ela, as universidades precisam de uma reforma curricular que envolva questão de gênero e de raça.  Michele acredita que a universidade ainda não tem um recorte de gênero que ajude todas a continuarem dentro das universidades. Segundo Michele ainda os jovens tem que ocupar espaços importantes agora. “Temos que propor e exigir políticas públicas de juventude e precisamos ser empoderadas agora enquanto jovens”, concluiu. 

*Com informações da Ascom UNE

quinta-feira, 28 de março de 2013

Como chegar na Escola Denise Tavares


Confira nossa localização e rota:

Rodoviária de Salvador: Linha Salvador x Camaçari da empresa Regional -- basta ir no guichê da empresa na própria rodoviária, tarifa R$ 5,15 (sem seguro). Peça ao motorista pra descer na praça do Alto da Cruz e siga o mapa abaixo:

Imagem inline 1

quarta-feira, 27 de março de 2013

Mudança de local do EME

Mulheres de todo o país que estão saindo de seus estados rumo ao 5o Encontro de Mulheres Estudantes da UNE!

COMUNICADO IMPORTANTE:
Por motivos maiores, o local em que acontecerá o EME mudou! 
O novo endereço é a Escola Municipal Denise Tavares, que fica na Avenida Radial C, no Centro de Camaçari. O ponto de referência é a Praça Abrantes!
Confirmando também que o alojamento será no mesmo lugar em que acontecerão as atividades! 

Aguardamos a chegada de todas!!

terça-feira, 26 de março de 2013

Informações sobre o 5º EME da UNE

O QUE É O 5º EME DA UNE?
O EME (Encontro de Mulheres Estudantes) surgiu em 2005, por iniciativa da diretoria de mulheres da UNE, com o objetivo de ser um espaço de auto-organização e fortalecimento do debate feminista na entidade, contribuindo no combate ao machismo e todas as formas de opressão sofridas pelas mulheres dentro das universidades e no movimento estudantil.  
QUANDO E ONDE ACONTECERÁ O 5º EME DA UNE?
O 5º Encontro das Mulheres Estudantes da UNE (EME) será realizado de 29 a 31 de março na cidade de Camaçari (BA), na localidade de Arembepe. Abaixo o mapa:
Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza
Rua Parati, s/n - Volta do Robalo - Arembepe

Referência: 2ª rua à esquerda após a entrada de Arembepe

Programação 5º EME da UNE


Sexta-feira, 29 de Março

09h - Mesa de Abertura – Para Mudar a Universidade: Somos Todas Feministas!

12h - Almoço

14h - Mesa: Avanços e Desafios da luta das Mulheres.

16h30
Roda de conversa 1: Roda de Conversa: Mapa da Violência do Brasil
Roda de Conversa 2: Democratização da comunicação e regulamentação da mídia no combate a mídia sexista
Cine Frida

19h - Jantar

21h - Cultural

1h - Cine Frida

Sábado, 30 de Março

09h - Mesa: Feminismo: Nossa força e nossa voz!

12h - Almoço

14h:
Roda de Conversa 3: Legalização do Aborto: Essa luta nos UNE
Roda de Conversa 4: Griô Mulheres contam e aprendem suas histórias
Roda de Conversa 5:  Feminismo tem que ser antirracista
Roda de Conversa 6: Fortalecer o SUS - Essa luta nos UNE!

16h30:
Roda de Conversa 7:Feminismo tem que enfrentar à lesbofobia
Roda de Conversa 8:  Na luta contra Mercantilização do corpo e vida das mulheres
Roda de Conversa 9: Acesso à justiça e consolidação dos direitos das mulheres
Roda de Conversa 10: Mulheres e o mundo do trabalho

19h - Jantar

21h - Atividade Cultural

01h - Cine Fridas

Domingo, 31 de Março

09h - Atividades auto gestionadas


11h -
Plenária de encerramento, aprovação da carta do EME e moções
Ato final: #somostodasFEMINISTAS

sexta-feira, 8 de março de 2013

Operação Lambe-Lambe

Ação realizada em Salvador (BA)
Que tal um intervenção feminista nesse 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, junto com a mobilização para o #quintoEMEdaUNE?! Topa?! Então é só seguir as dicas abaixo:


1-  Imprima várias cópias do arquivo: lambe-lambe,
2 - Prepare uma boa cola: para 3 partes de farinha, 1/2 de polvilho e água – adicione aos poucos: se colocar água demais vai ter que ferver muito pra sua cola ficar mais densa. Que seja líquido o suficiente para mexer com uma colher de pau. Misture tudo muito bem e coloque no fogo. Vá mexendo no fogo baixo até o grude ficar mais transparente do que era antes. Vai empelotar tudo, não se desespere: despeje tudo num balde, coloque mais água se for preciso e bata bastante para conseguir uma cola mais homogênea. No final um pouco de vinagre ou desinfetante evita que a cola mofe. Se não usarem farinha transgênica, a cola é totalmente caseira e inofensiva, se lava com água e sabão.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Nota de repúdio ao machismo na calourada da USP de São Carlos


Estudantes foram hostilizadas durante trote realizado na instituição

Ás vésperas de mais um 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, estudantes da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, protagonizaram um episódio lamentável de machismo.
Durante um trote organizado por veteranos da instituição, no último dia 26 de fevereiro, um grupo de estudantes feministas foi atacado e hostilizado ao protestar de forma pacífica contra o “Miss Bixete”, espécie de concurso de beleza a que as calouras são submetidas. Alguns alunos chegaram a ficar pelados e a fazer gestos obscenos. Folhetos que incentivavam à agressão a mulher também foram distribuídos.
Segundo as manifestantes, membros da Frente Feminista de São Carlos, as calouras são constantemente expostas e humilhadas. Durante o concurso, as garotas são incentivadas a desfilar mostrando partes do corpo.

Convocatória 5º EME da UNE



O EME surgiu em 2005, por iniciativa da diretoria de mulheres da UNE, com o objetivo de ser um espaço de auto-organização e fortalecimento do debate feminista na entidade, contribuindo no combate ao machismo e todas as formas de opressão sofridas pelas mulheres dentro das universidades e no movimento estudantil. A segunda edição, que ocorreu em 2007 consolidou o Encontro e permitiu a criação de uma agenda própria. 

Em 2011 o EME contou com a participação de centenas estudantes de todo o Brasil em Salvador. Com o mote “Ô abre alas que as mulheres vão passar” o Encontro reforçou a luta por Creches, assistência estudantil, currículos acadêmicos que abrangem a discussão de gênero e educação não sexista. A partir do encontro foi criada uma agenda de avanços para as mulheres nos espaços de decisão dentro e fora da Entidade e apresentar os desafios da mulher brasileira que, mesmo se admitindo avanços no campo das políticas públicas, no acesso à educação, ainda sofrem com as duplas jornadas de trabalho, com a falta de autonomia e a mercantilização de seus corpos, com a criminalização do aborto e com os valores patriarcais e mercadológicos arraigados no seu cotidiano.