quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pela Aprovação do PNE da Câmara: é pela vida das mulheres!

Hoje, às 13h, se inicia o processo final de votação de um dos principais projetos de lei do país, a votação do Plano Nacional de Educação – PNE, na Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados.
Para nós, mulheres estudantes da União Nacional dos Estudantes – UNE, é preciso defendermos vilmente o relatório apresentado pelo Dep. Angelo Vanhoni (PT-PR) no qual há a conquista de podermos transformar a educação brasileira em um modelo não sexista e que reconheça e combata as formas de opressões mais brutais na nossa sociedade, as opressões de gênero, raça e orientação sexual.
Temos que defender no relatório o Artigo 2º e, também, seu parágrafo 3º, garantindo na redação do PNE a flexão de gênero (exemplo: os/as professores) e a descrição das opressões a serem superadas, tendo ênfase na promoção da igualdade de gênero, raça, regional e de orientação sexual, dando visibilidade a esses sujeitos e comprometendo o Estado para superar as desigualdades educacionais do Brasil.
Não podemos ceder aos interesses da banca religiosa e do setor privado de educação, no que se refere à aprovação de um PNE que tenha a centralidade na Educação Pública e num projeto de emancipação social do seu povo, do direito a educação de qualidade em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino, e assim é fundamental lutarmos pela educação em que mulheres e homens tenham as mesmas oportunidades, bem como os negros e negras e toda comunidade LGBT.
Convocamos todos e todas a se voltar para o Congresso Nacional nesse dia, acompanhar a votação (TV Câmara) e se posicionarem nas redes sociais a favor de um PNE que vise avançar na real justiça social e na educação laica para todas e todos!

#EssaLutaNosUNE
#AprovaPNEdaCâmara
#10%DoPIBpraEducaçãoPÚBLICA
#PNEcomFlexãoDeGênero
#PorUmaEducaçãoLaica
#PNEpeloCombateAsOpressõesDeGêneroRaçaEorientaçãoSexual

Nenhum comentário: