segunda-feira, 19 de maio de 2014

Nota de repúdio a imagem publicada pela Atlética de Direito da UERJ


Machismo na Universidade: Não passará!

Nesta semana nos deparamos com mais um caso de machismo dentro de uma Universidade, a Atlética de direito da UERJ lançou esta imagem com a intenção de incitar a Faculdade Nacional de Direito – UFRJ- em relação a uma disputa dos jogos jurídicos.
A imagem coloca a mulher em situação de submissão e incita o estupro na frase com a ordem: “Chupa nacional”. Sexo sem consentimento é estupro! Esta imagem não é apenas uma brincadeira. Não aceitaremos que o machismo seja colocado como forma de diversão dentro da Universidade ou em qualquer espaço, não aceitaremos sermos alvos dessa violência cotidiana. O machismo não passará!
Casos como esse não estão isolados, PUC, Unirio, UFRJ, UERJ, e recentemente o caso do estudante da FACHA, trazem exemplos cotidianos do machismo que nos cerca todos os dias. Dentro de casa, nas ruas, no transporte público, nas escolas, na Universidade, a mulher é violentada todos os dias. O ‘fiu fiu’, a passada de mão, a encoxada, a ‘piada’, são formas e tentativas de naturalizar a violência a nós, aos nossos corpos, violência à nossa liberdade.
Nós repudiamos a ação machista da Atlética de direito da UERJ, e permaneceremos vigilantes no enfrentamento ao machismo e a luta por uma sociedade igualitária, uma sociedade que não nos reconheça enquanto objeto, uma sociedade que permita que todas sejamos livres!


Priscila Borges
Diretora de Mulheres da UEE-RJ

Nenhum comentário: